Aposto que, assim como eu, todo mundo deve ter passado pela dificuldade de organizar as cartas de respawn, quando se tem muitas edições do jogo, a fim de manter uma aleatoriedade respeitável. Misturar todas as caixas e fazer um jogo divertido, desafiador e, principalmente, equilibrado é uma matemática muito complicada, principalmente quando se tem muito mais cartas de zombies comuns do que das outras (tanto o S1 quanto o S2 possuem zombies normais).
Em busca de solucionar este problema eu pesquisei a solução em alguns foruns gringos, especialmente no boardgamegeek, e, como não sou egoísta, vou compartilhar com vocês!
Cheguei a conclusão, com base nos relatos de jogadores experientes, que a maneira mais inteligente de montar o deck de respawn equilibrado é colocando 12 cards de cada tipo zombie, ou seja, 12 cartas de zombie comum, 12 de enfurecidos, 12 de tóxicos, 12 de calejados, 12 de zombie dogs e 12 de perseguidores. Sendo que deve ser colocado, também, uma carta de ativação extra de lerdos, corredores e balofos comuns e calejados a mais.
Trazendo o apresentado à prática, um jogador que tenha as caixas S1, S2 e TCM (como eu) deve possuir um deck de 39 cards, ou seja, 12 cards de zombies comuns, 12 cards de enfurecidos, 12 de tóxicos e 3 cards de ativação extra (1 de lerdos, 1 de corredores e 1 de balofos)
Eu fiz o meu baralho conforme esta fórmula, e fiquei muito satisfeito com o resultado, era exatamente o que eu esperava! Uma mesa toda colorida (devido aos tipos de zombies diferentes) com um gameplay desafiador, divertido e equilibrado.
Outra dica legal que recebi foi a de promover o embaralhamento do deck de respawn todas as vezes que o nível de perigo subir, esta dica eu não usei, portanto não sei dizer se é eficiente, mas é visível que o tal conduta impossibilita os sobreviventes de calcularem qual seria a probabilidade de sair um determinado card, como a ativação extra, por exemplo.
Muito bacana e útil.
ResponderExcluirAgora uma dúvida, quais cartas são recomendadas dessas 12? Pois tem carta que no nível azul não sai nada e tem carta que sai a abominação...
Ahhhh e em relação ao deck de equipamentos, alguma dica?
Então, eu coloquei uma carta de uma que colocaria abominação em cada um dos níveis, ou seja, uma carta de abominação do nível azul de cada tipo de zumbie, uma carta de abominação do nível amarelo de cada tipo e por assim em diante... Esqueci de dizer isto na postagem sobre isto, depois vou editar!
ExcluirQuanto aos cards de equipamentos eu tenho dicas sim, mas farei outra postagem amanhã!
Esse final de semana testei a sugestão e gostei, porém acho que pode melhorar. Como os zumbis normais tem mais miniaturas, quase não tinha ativação para eles. Então vou adicionar mais cards do tipo normal para balancear. Alguma outra sugestão para corrigir isso?
ExcluirSe você colocar de zombies normais você não estará balanceando, estará tendendo o jogo a ter mais zumbies normais, eu não gosto, gosto de diversidade, mas respeito o seu ponto de vista em querer aproveitar mais a esmagadora quantidade de zombies normais, realmente são muitos frente as demais miniaturas!
ExcluirEu colocaria no máximo umas 6-8 cartas a mais de zombies normais e escolheria apenas cartas que coloquem zombies no nível de perigo azul (tem carta que não coloca nada).
O jogo original prevê 42 cartas, por isso o interessante é procurar conservar este número.
ResponderExcluirUm bom baralho deve procurar preservar Este número, bem como os percentuais.
Por exemplo, os zumbis normais somam 42 cartas, contra 12 dos tóxicos e 12, dos dogz.
Então um baralho com 42 cartas, segundo a proporção, deverá ter Cerca de:
28 cartas normais
8 cartas tóxicos
8 cartas dogz
Total = 44 cartas
E entre estas cartas, sempre colocar as abominações e reativações. Nas demais, procurar evitar balofos, corredores e mais de um lerdo (se possível é claro) no nível 1.
-Zumbis Normais – (24 cartas) *para manter a maioria, pois temos todas as 5 caixas, ou seja, temos muuuitos zumbis normais (da S1+S2).
ResponderExcluir-Cachorros Zumbis - (4 cartas) *quase como um evento especial - para não descaracterizar o jogo... perceba que o Zombicide Black Plague tem de quase tudo, lobos, trolls, ratos, corvos, bruxas.... desvirtuou um pouco do original.
-Zumbis Tóxicos – (12 cartas)
-Zumbis Enfurecidos – (12 cartas)
-Zumbis Calejados – (12 cartas)
-Zumbis Caçadores – (6 cartas)
-Zumbiviventes Perdidos – (6 cartas)
-Zumbis V.I.P. - (12 cartas)
e os eventos especiais:
-Ativação Extra Normal – (3 cartas)*lerdos, corredores e balofos
-Ativação Extra Calejado – (3 cartas)*lerdos, corredores e balofos
-Bueiro Normais – (2 cartas)
-Bueiro Calejados – (2 cartas)
-Cama Azul e Verde – (2 cartas)